top of page
3. Tiago Menino_foto.JPG

Tiago Menino

Recital PRIME TIME

Tiago Menino nasceu a 18 de Junho de 1987 e iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, com o seu pai, António Menino, na banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Aos 15 anos ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa na classe do Professor Luís Gomes.

É licenciado em Música pelo Instituto Piaget de Almada, na classe dos professores Luís Gomes, Rui Martins e Filipe Dias. No seu último ano de licenciatura frequentou o Real Conservatório Superior de Música de Madrid, no programa Erasmus, na classe do Professor Catedrático Justo Sanz, terminando com nota máxima a clarinete.

Frequentou o Mestrado em Clarinete na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Nuno Silva. É Mestre em Ensino da Música, pela ESML, na classe do Professor Manuel Jerónimo. 

Foi solista da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa. Colabora regularmente com diversas Orquestras, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Ibérica, Orquestra de Câmara do Alentejo, Tetraktis Ensemble, entre outras. Teve também oportunidade de trabalhar com maestros como Jean-Sebastien Bereau, Mitchell Fennel, Jo Conjaerts, Felix Hauswirth, Christopher Bochmann, Pedro Carneiro e Délio Goncalves.

Frequentou várias masterclasses com os professores Karl Leister, Guy Deplus, Walter Boeykens, Antony Pay, Philippe Cuper, Philippe Berrod, Fabrizio Meloni, Justo Sanz, Yehuda Gilad, Romain Guyot, Dominique Vidal, Ronald Van Spaendonck, Pascual Martinez, Jerome Vehaeghe, Radovan Cavallin, Paolo Beltramini, Antonio Salguero, António Saiote, Luís Gomes, Nuno Silva, Joaquim Ribeiro, Rui Martins entre outros. 

Como solista Selmer tocou a solo com o Ensemble de Clarinetes Selmer no Europarque em Santa Maria da Feira. No ano de 2013, sob a regência do Maestro norte-americano Mitchell Fennell, executou a peça “Black Dog” de Scott McAllister para clarinete e banda sinfónica, com algumas das melhores bandas portuguesas. No ano de 2015 estreou a obra “Em Trânsito” para clarinete, sax-alto e banda sinfónica do compositor português Helder Bettencourt, obra que o mesmo lhe dedicou, assim como ao saxofonista Hélder Alves. No ano de 2018 estreou em Portugal a obra “Concerto for Clarinet and Wind Ensemble”, do compositor norte-amercicano Frank Tichelli, e mais tarde teve a oportunidade de o interpretar com a Banda da Força Aérea Portuguesa.

Foi laureado com o 1.º prémio no “2.º Concurso Internacional de Clarinete - Tenerife ClarinetFest 2019” (Espanha), 1.º prémio no concurso “1.º Concurso Internacional de Clarinete, Gran Canaria Internacional Clarinet Festival” (Espanha), 3.º prémio na Categoria “Classical” no “International Clarinetist Corona Competition” ,3.º prémio no concurso “Prémio José Augusto Alegria” em Évora (Portugal) e foi finalista e semi-finalista de vários outros Concursos Internacionais tais como: “Classic Winds” (Alemanha), “Czech Clarinet Art” (República Checa)“Marco Fiorindo” (Itália), “Saverio Mercadante” (Itália), “Gheorghe Dima” (Roménia), entre outros.

No ano de 2019 teve a oportunidade de fazer parte do Júri do “2.º Concurso Internacional de Clarinete, Gran Canaria Internacional Clarinet Festival” (Espanha), presidido pelo conceituado clarinetista Ricardo Morales.

Atualmente leciona a disciplina de Clarinete no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e faz parte da Orquestra de Câmara do Alentejo e do Capdeville Ensemble.

Tiago Menino é ARTISTA SELMER, toca com clarinetes Selmer, modelos Privilege e Recital.

bottom of page