top of page
3. Telmo Costa_foto.jpeg

Telmo Costa

Recital PRIME TIME

Telmo Costa é atualmente solista A da Orquestra Gulbenkian em Lisboa, lugar que ocupa desde 2019.

Iniciou os seus estudos na Tuna Musical de São Paio de Oleiros com o professor José Américo Belinha, prosseguindo-os na Academia de Música de Paços de Brandão com o professor Hélder Tavares, com o qual terminou o oitavo grau. Posteriormente, foi admitido na classe do professor François Benda na Hochschule für Musik em Basileia, na Suíça, onde completou a licenciatura e onde se encontra a terminar o mestrado solista.

Colaborou com várias orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Lucerna na Suíça, na qual foi academista, Orquestra Real do Concertgebouw e Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Para além disso foi membro de orquestras de jovens nacionais e internacionais, das quais se destacam a Orquestra de Jovens Gustav Mahler, Neue Philharmonie em Munique, Orquestra Sinfónica de Jovens da Suíça e a Jovem Orquestra Portuguesa.

Apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orquestra Gulbenkian e em vários recitais um pouco por todo o país.

Foi também vencedor de vários concursos nacionais e internacionais, tais como o Prémio Jovens Músicos, no qual lhe foi ainda atribuído o Prémio Maestro Silva Pereira, o prémio da European Union of Music Competitions for Youth e o prémio Círculo Richard Wagner. Para além destes, conta ainda com primeiros prémios no North International Music Competitions, no Vienna International Music Competition e no International Clarinet Competition APC.

Apresentou-se em festivais onde teve a oportunidade de trabalhar com professores como François Benda, Kilian Herold, Harri Mäki, Florent Héau, Juan Ferrer, António Saiote e Nuno Pinto, e colaborou, como docente, na Academia de Verão da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

bottom of page