top of page
4. Sergio de A_foto.jpg

Sérgio de A.

Pianista natural do Porto, onde desde cedo estudou sob a orientação de Miguel Borges Coelho e em cuja classe viria a concluir a Licenciatura, na Escola Superior de Música da mesma cidade, com a classificação máxima de 20 valores.

Durante o seu percurso de formação participou em inúmeros master-classes de aperfeiçoamento, destacando-se o contacto com os mestres de Borges Coelho, Vitalij Margulis e Dmitri Bashkirov, duas personalidades ímpares da escola russa de piano.

Nesse contexto conheceu o eminente pianista, Medalha de Ouro do concurso Van Cliburn, 1973, Vladimir Viardo. Este, atribuiu-lhe uma bolsa de estudo para trabalhar consigo na University of North Texas, onde é Artist in Residence, elogiando-o como “talento de classe mundial”.  

Vencedor do Prémio Helena Sá e Costa, Prémio Maria Campina e mais tarde do Prémio de Melhor Pianista Acompanhador do Concurso de Canto Rotary Club no Teatro S. Luís de Lisboa, Sérgio de A. tem vindo a desenvolver uma actividade concertística ecléctica com presença em Portugal, Espanha, França, Itália, U.S.A. e Rússia.

 Solista com as orquestras Artave, Sinfonieta da ESMAE, Volga Arts de Córdoba e Orquestra Clássica do Algarve dirigido por António Soares, Yuri Nasuchkin e Ivo Cruz. Participou na vertente Música de câmara em festivais como o Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Reencontros 21, “Appuntamenti” de Roma ou “Sons do Universo” na Sala Rachmaninoff em Moscovo assim como no Museu Gulbenkian, na Casa da Música entre outros. 

Efectuou gravações a solo, em directo para a Antena 2 e tem três discos de música de câmara, gravados ao vivo em Roma pelo IPSAR e produzidos por Antonio Ciciarelli (RAI).

É membro do Quarteto Contratempus, grupo dedicado à produção de óperas contemporâneas portuguesas e tem um Duo com o pianista Bernardo Pinhal com o qual venceu o Prémio Ageas/ Casa da Música em 2019.

É actualmente professor assistente na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto e no Conservatório Superior de Gaia.

bottom of page