top of page
Rodrigo Neves .jpg

Rodrigo Neves

Natural de Mira, Coimbra, iniciou os seus estudos musicais em 2008, ingressando no ano seguinte no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, na classe do professor Nelson Aguiar, onde concluiu o 8º grau de clarinete com a classificação máxima.

Ao longo dos anos, trabalhou com vários clarinetistas, destacando António Saiote, Pascal Moraguès, Florent Héau, Philippe Cuper, Nuno Pinto, Luigi Magistrelli, Sun Zhen, Luís Carvalho, Justo Sanz, Josep Fuster.

Foi laureado em vários concursos nacionais e internacionais, destacando-se o 1o prémio no Concurso Internacional de Sopros Terras de La Salette, nas categorias Infantil e Juvenil nos anos de 2012 e 2015, o 1o prémio no High School Competition, organizado pela International Clarinet Association e integrado no ClarinetFest 2018 em Oostende, na Bélgica e o 1º prémio na categoria Júnior do VIII Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas, organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete.

Esteve também presento no ClarinetFest 2015 em Madrid, integrando o Ensemble de Clarinetes da Universidade de Aveiro, no festival Dias da Música em Belém nos anos de 2016, 2017 e 2018 e no festival Verão Clássico 2018.

Trabalhou com os maestros Pedro Carneiro, António Saiote, Jan Wierzba, Ernst Schelle, Rui Pinheiro, Paulo Martins e Luís Carvalho e com os solistas Vasco Dantas Rocha, Tatiana Samouil, António Rosado e Sofia Sousa.

Foi selecionado para io estágio OJ.COM em 2018 e para integrar a Jovem Orquestra Portuguesa nas temporadas 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019, com a direção de Pedro Carneiro, tendo participado, em 2017 e em 2019, no festival Young Euro Classic na Konzerthaus de Berlim e, também em 2019, no festival Festival Vara Magica, no Ateneu Romeno de Bucareste. Colaborou também com a Orquestra de Câmara Portuguesa e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Atualmente, está a prosseguir os seus estudos de clarinete na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto, na classe do professor António Saiote.

bottom of page