Paulo Martins
Recital PRIME TIME
Paulo Martins, clarinetista fafense, realizou toda a sua formação artística na classe do Professor Doutor Vítor Matos, desde o ensino básico até ao mestrado em ensino, terminando os cursos com as mais altas classificações.
Tem vindo a participar em diversos eventos nacionais e internacionais como intérprete, destacando-se a gravação para a Antena 2 dos vencedores do Concurso Internacional José Augusto Alegria. Arrecadou também alguns prémios individuais nacionais e internacionais, tanto na categoria júnior como sénior. Frequentou masterclasses de clarinete com prestigiados professores do panorama nacional e internacional destacando-se Alessandro Carbonare, Chen Halevi, François Benda, Harri Mäki, Jordi Pons, Matthias Schorn e Tibor Reman. A nível de orquestra e música de câmara trabalhou também com várias personalidades, tais como Cristóbal Soler, Christoph Koncz, Christopher Bochmann, Daniel Stabrawa, David Bruchez-Lalli, Francesco Belli, François Benda, Hans Casteleyn, Jean Marc Burfin e Joana Carneiro.
Participa regularmente em projetos de orquestra, onde integrou a Orquestra sub-21 de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, Estágio Gulbenkian para Orquestra, foi convidado para integrar a Orquestra de Guimarães, desde a sua criação, a Banda Sinfónica Portuguesa e tem colaborado com a Sinfonietta de Braga.
Em 2015, terminou o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho. Lecionou na Academia de Música de Costa Cabral e desempenha a função de docente nas disciplinas de clarinete e classe de conjunto no Conservatório de Guimarães. Recentemente publicou um artigo na Revista Musical Portuguesa DaCapo - Hábitos de preparação técnica e mental da performance e, em 2021, publicou o Guia de tratamento de palhetas (versão em português e inglês). Integra, desde 2021, o Beta Testers Club da Silverstein Works, é também, desde 2017, Artista Henri SELMER Paris e toca com clarinetes SELMER Recital.