top of page
3. Luís Filipe Santos_foto.jpeg

Luís Filipe Santos

Workshop de Criatividade

 

Clarinetista, professor e artista multifacetado.

Luís Santos destaca-se pela versatilidade dos vários papeis que desempenha, mas também pela promoção e direcção de múltiplos projectos artísticos/pedagógicos.

Vencedor do Prémio Douro Criativo com o espectáculo “Lago dos Caretos – A sagração da prima Vera”, evidencia o seu lado de performer musico-teatral, que  também se destaca em muitos outros projectos por si idealizados e ,ainda, como artista convidado: é co-autor do espectáculo “Antes Solo que Mal-Acompanhado” em parceria com a companhia Peripécia Teatro; com o mesmo grupo fez ainda “Novecentos – O Pianista do Oceano” e “Mama?!”

 Fundou o grupo Mistério da Cultura, um projecto artístico multidisciplinar com o qual estreou as obras “Bendita- a bruxa má”, conto infantil de João Negreiros e música de Fernando Lapa; e ainda “Fuga de Bacho nº 4” com música original de Fábio Videira.

A projecção internacional do seu trabalho ganha ainda maior expressão com o grupo Clarinetes Ad Libitum, com 20 anos de carreira, dois CDs gravados “Contradanza” e “Desconcerto”. Realiza concertos nas principais salas do país e do mundo: Estados Unidos da América; China; França; Holanda; Bélgica; Alemanha; Espanha; Itália, Brasil.

Licenciado pela ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do escpectáculo), formou-se com grandes mestres: Saúl Silva, Nuno Pinto, Nuno Silva, António Saiote, Guy Deplus, Michel Arrignon, Perez Piquer, Phillippe Cuper, Alain Damiens. Com eles ganhou a paixão pelo ensino e os seus alunos têm- se destacado no panorama nacional e internacional. Também por isso, é frequentemente convidado a leccionar Masterclasses em diversas escolas em Portugal, bem como a participar como júri nos mais importantes prémios do país para o seu instrumento.

A relação “pedagogia/performance” esteve também presente na sua acção enquanto membro da Direcção Pedagógica do CrMVR (Conservatório Regional de Música de Vila Real): teve participação directa na criação do “Festival MusicAlvão”- festival de música com a premissa de promover as referências necessárias para o crescimento musical dos alunos. 

Coordenou artisticamente projectos com a comunidade em “Mátria- uma ópera para o Douro” e ainda em “Banda à Varanda”.

Dirige a Orquestra de Clarinetes do CrMVR, grupo com o qual ganhou a primeira edição do concurso “Mostra Musical – Eixo Atlântico” e é frequentemente convidado a dirigir ensembles musicais com diferentes formações, como é exemplo o Coro de Câmara D´Ouro.

Fundou o Oniros Ensemble- grupo que tem por missão abordar uma linguagem contemporânea e vanguardista. “Poema Geológico”e “Ver” foram as  suas mais recentes criações.

Foi professor assistente na ESMAE, professor no Conservatório Regional de Gaia e na Academia de Artes de Chaves. Actualmente leciona no CrMVR e na Academia de Música de Vilar do Paraíso.

É Concertino da Banda Sinfónica Transmontana.

Honrosamente aceitou o convite para ser embaixador das marcas “D´ADDARIO Woodwinds” e “SELMER PARIS”.

bottom of page