top of page
3. Hélder Gonçalves_foto.JPG

Hélder Gonçalves

Recital PRIME TIME

Natural de Cabeceiras de Basto, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda Cabeceirense, tendo depois prosseguido os estudos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE.

Licenciou-se em Clarinete na Escola Superior de Música de Lisboa e concluiu também o Mestrado em Artes Musicais – variante Performance na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mais tarde concluiu também a Licenciatura em Direção de Orquestra na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Alberto Roque e já em 2021 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Variante de Instrumento e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Foi professor de Clarinete, Música de Câmara e Orquestra no Conservatório Regional de Música de Coimbra, Conservatório de Música David de Sousa (Figueira da Foz), Conservatório de Música Jaime Chavinha (Minde), Conservatório Regional de Música Palmela, Escola de Tecnologias Inovação e Criação –ETIC (Lisboa) e Conservatório de Música da Metropolitana (Lisboa).

No seu percurso enquanto clarinetista foi laureado em concursos a nível nacional e internacional, destacando-se em 1999 o 1o lugar no Concurso de Música de Câmara na OPEM (Castelo Branco) e o Prémio de Melhor Músico Intérprete de Música Contemporânea no Porto 2001- Capital Europeia da Cultura.

Como clarinetista desenvolve uma atividade intensa, como solista e em orquestra, colaborando com inúmeras orquestras nacionais, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Ópera de Lisboa, Orquestra Clássica de Sintra, Banda Sinfónica Portuguesa, Nova Orquestra de Lisboa, Orquestra do Coral Sinfónico de Portugal, Orquestra Foco Musical, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, entre outras. Tem várias obras dedicadas de compositores como: Joaquim Gonçalves dos Santos, Hugo Ribeiro, Gonçalo Lourenço, Nuno Miguel Henriques, Paulo Cordeiro, Alexandre Almeida.

Realizou Masterclasses com António Saiote, Walter Boeykens, Philippe Cuper, Joan Enric Lluna, Nuno Pinto, Carlos Alves, Luis Gomes, Nuno Silva, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, Michel Arrignon, Paul Meyer, Guy Deplus, Etienne Lamaison, entre outros.

Enquanto Maestro venceu em 2016, o 6o Concurso Internacional de Bandas de Vila de Xira, obtendo o 2o prémio (sem atribuição do 1o) na 2a Categoria, e mais tarde, em 2017, no 1o prémio (2o lugar na 2a categoria) no 4o Concurso Internacional de Bandas - Filarmonia D ́Ouro – Europarque, em Sta Maria da Feira. Também sob a sua batuta, estreou obras de compositores como Nelson Jesus, Alexandre Almeida, Oliver Waespi, Luis Carvalho, Nuno da Rocha, Sérgio Azevedo, Luis Cardoso, Pedro Teixeira Silva, Paulo Cordeiro e Cláudio Peixoto Cruz, entre outros. Dirigiu ainda diversos solistas, entre eles Thomas Rüedi, Paolo Beltramini, João Barradas, Ricardo Pires, Horácio Ferreira, Jorge Almeida e Marco Silva.

Foi agraciado com um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo pela CâmaraMunicipal de Cabeceiras de Basto em 2016.

Atualmente é solista da Banda Sinfónica e Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana e, paralelamente, leciona no Conservatório de Música de Sintra e Conservatório de Música e Dança de Cascais.

Artista Buffet Crampon e D ́Addario Reserve Player para a D ́Addario Portugal, é desde Abril de 2014 Diretor artístico e Maestro na Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora.

bottom of page