top of page
315388992_534840621986512_6889030778951658400_n.jpg

Luis Gomes

 

Luís Gomes iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional, sendo diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa (licenciatura), pelo Conservatório Superior de Roterdão (U.M.), possuindo o Mestrado em Psicologia e Pedagogia da Música na F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa.

Atualmente é doutorando em Música e Musicologia na Universidade de Évora.

Enquanto estudante, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Detentor de vários prémios, apresenta uma notável carreira como solista e professor em clarinete e clarinete baixo, instrumento no qual foi o grande pioneiro enquanto solista em Portugal, desenvolvendo o seu papel no meio musical e expandindo exponencialmente o seu repertório.

Júri de diversos concursos nacionais e internacionais dos dois instrumentos, Luís Gomes foi solista das seguintes orquestras: Orquestra Mundial das Juventudes Musicais, Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, Nova Filarmonia Portuguesa, Sinfónica Juvenil, Orquestra Portuguesa da Juventude, tendo tocado a solo com a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, Orchestrutópica, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Banda Sinfónica da PSP e Orquestra do Festival de Clarinete de Monterrey no México.

Colaborou regularmente com a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1989 e 2015, e ainda com as orquestras Sinfónica Portuguesa, Orchestrutópica, Sinfonietta de Lisboa e Metropolitana de Lisboa.

Membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, do Rumos Ensemble, do Quarteto de Clarinetes de Lisboa, e do Extended Duo com a pianista Ana Telles, Luís Gomes é ainda diretor da CULTIVARTE Associação Cultural.

É professor de clarinete, clarinete baixo e música de câmara da Escola de Música do Conservatório Nacional e da Universidade de Évora.

Luís Gomes é artista Selmer Paris e Vandoren.

bottom of page