top of page
315606580_534806325323275_3683758878396666576_n.jpg

Catarina Rebelo

 

Catarina Rebelo iniciou os seus estudos musicais aos 15 anos na Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, nas classes dos professores Manuel Moura e Luís Carvalho. Ingressa em 2002 na Universidade de Aveiro, na classe de Luís Silva, onde conclui o 5˚ ano de Licenciatura em Ensino de Música em Clarinete. No ano letivo 2008/2009 realizou Pós-graduação em Clarinete na Escola Superior de Música de Catalunha (Barcelona), na classe do Professor Josep Fuster.

Tem participado em Concursos nacionais e internacionais, a solo, Orquestra, Banda Sinfónica e Música de Câmara destacando-se: 3º Prémio de Jovens Músicos da RDP em 2001 (quarteto clarinetes); Cértamen Internacional de Bandas de Música de Valência - 2º Prémio em 2002 e 3º Prémio em 2005, 1º Prémio na Secção Sinfónica em Altea (Espanha), 1º prémio no concurso de Bandas em Sénia, Espanha em 2008; 3º e 2˚ Prémio no Concurso de clarinete “Terras de La Sallete” em 2006 e 2007 e semifinalista do Concurso de Clarinete Prémio Jovens Músicos em RDP 2007.

Ao longo da sua formação participou em diversos cursos de aperfeiçoamento orientados pelos professores: Jorge Trindade, Manuel Moura, Luís Carvalho, António Saiote, Nuno Pinto, Carlos Alves, António Rosa, Iva Barbosa, Josep Fuster (Espanha), Alain Damiens (França) Thomas Friedli (Suiça), Etienne Lamaison (França), Enrique Pérez Piquer (Espanha), Claude Faucomprez (França), Juan Ferrer (Espanha), Wolfgang Meyer (Alemanha), Venancio Rius Martí (Espanha).

Em Orquestra, trabalhou com vários maestros de renome como: Ernest Schell, Miguel Moreno Guna, Jan Van der Roost, José Pascual Vilaplana, Jan Cober, Brian Schembri, Lourenzo Della Fonte, Paulo Martins, Osvaldo Ferreira, Vasco Negreiros, Cesário Costa, Carlos Pires Marques, Luís Carvalho, Francisco Ferreira, António Lourenço, Fernando Marinho, António Saiote, Alex Schillings, Douglas Bostock, Dário Sotelo, Eugene Corporon.

Foi reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica da Bairrada e Banda Sinfónica Portuguesa.

Tocou a Solo com a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, interpretando o Concerto op. 5 para clarinete e orquestra de Bernhard-Henrik Crussel e o Concerto para clarinete e orquestra de Jean Françaix, sob a direção do maestro Paulo Martins.

Orienta regularmente Cursos de Aperfeiçoamento em Portugal.

É mentora dos projetos Festival de Clarinetes do Norte Alentejano, Festival de Clarinetes de Braga, do projeto SOM NIUM e do Concurso Interno de Clarinetes do CMCGB.

É membro fundador do Trio sem Conc(s)erto (trio de clarinete, violoncelo e piano) e Quinteto de Sopros Quas’in Modus (quinteto de flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e trompa) com quem tem desenvolvido uma intensa atividade musical. Atualmente (e desde 2002) é primeiro Clarinete-Solista da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira. Leciona clarinete no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga desde 2013.

Desde 2016 é responsável pela coordenação, programação e produção do projeto Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira. Desde 2022 pertence à equipa de programação da Divisão Cultural do Município de Santa Maria da Feira.

Enquanto Clarinetista é artista D’Addario e artista Yamaha.

bottom of page