top of page
3. António Lopes_foto.jpg

Nasceu em V. N. de Famalicão em 1989. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos no Centro de Cultura Musical – CCM, integrando a classe de clarinete do professor José Ricardo Freitas. Em 2001, ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave, na classe do mesmo professor. Terminou o Curso Instrumentista de Sopro nesta escola no ano letivo 2006/2007.
Participou em Masterclasses orientadas por diversos professores, entre eles, Ricardo Freire, Valdemar Rodriguez, Jean-Louis René, Steve Cohen, Aleksander Romanski, Ronald van Spaendonck, Philippe Berrod, Enrique Perez Piquer, Valdemar Rodriguez, Larry Combs, Juan Ferrer, Mattias Muller, Asterio Neiva, Michel Arrignon, Rafael Albert, Stephan Vermeersch a Alain Damiens.
Participou em estágios com a Orquestra Artave, a Orquestra Transmontano‐duriense de Bandas Filarmónicas e a Orquestra APROARTE, orientados pelos maestros José Ricardo Freitas, Ernest Schelle e Emílio de César. Integrou a Orchestre du Centre Philharmonique na temporada da Ópera “Le Baron Tzigane” de Johann Stauss, em 2012. Colaborou ainda com as orquestras Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana e Orquestra de Ópera na Academia e na Cidade. Nestas últimas teve oportunidade de trabalhar com maestros como Francisco Ferreira, José Ferreira Lobo, Pedro Amaral, Fernando Marinho, Diogo Costa e Richard Beswick.
Participou no primeiro estágio da Orquestra JOP – Jovem Orquestra de Famalicão, orientado pelo maestro José Eduardo Gomes.
Recebeu uma Menção Honrosa para jovens intérpretes nos “Prémios David Russel” (2006) e uma menção Honrosa no III Concurso de Música de Câmara da ESMAE (2011). Participou no ciclo de concertos do programa Euroclassical, em 2012.
Foi membro da Orquestra de Clarinetes da Escola Internacional de Música da Fundação Príncipe das Astúrias, com a qual realizou concertos em Portugal e Espanha, destacando-se o Palácio Real El Pardo, em Madrid.
Ficou colocada como reforço da Orquestra do Norte, em Fevereiro de 2015.
Foi jurí no XV Concurso Luso-Espanhol de Fafe. Orientou masterclasses em Dugo Selo, na Croácia, no âmbito do “International Festival of Classic Music” e na Banda Musical de Oliveira – Barcelos (2023).
É licenciada em Música, no ramo de Sopro – Clarinete, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE (2011), tendo sido orientada pelos professores António Saiote e seu assistente Vítor Pereira.
Detém o Mestrado em Ensino da Música, no ramo de Clarinete, obtido na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – ESMAE (2015).
Atualmente leciona as disciplinas de Clarinete e Orquestra de Sopros na Escola de Música da Póvoa de Varzim. É membro fundador do NOVITATIS Trio.

bottom of page